image
Uncategorized

VOCÊ DÁ AUTONOMIA PARA A SUA CRIANÇA?

VOCÊ DÁ AUTONOMIA PARA A SUA CRIANÇA?

Eu vejo muita gente, especialmente mães, “reclamando” que seus filhos são muito grudados, não realizam nenhuma tarefa sozinhos e consequentemente acabam dando mais trabalho do que elas gostariam.

Eu não estudei nem estudo (porque estou cursando uma nova facul, rs) comportamento infantil mas como mãe de um menino de 3 anos consigo ter uma boa noção da linha tênue que existe entre limite e personalidade! Não só a minha criação mas a convivência com as demais crianças de nosso meio, permitem- me a possibilidade de notas a grande diferença que há entre uma criança e outra.

O discurso dos pais geralmente é bastante parecido mas será que na prática ele funciona?

Longe de mim achar que a educação que dou ao meu filho é perfeita, menos ainda achar que ele, é perfeito e muito menos ainda, julgar os demais! Claro que eu faço o que acredito ser o melhor e não só pra mim, mas pra nós dois. Digo isso pois acho importantíssimo, desde cedo, ensinarmos hábitos que farão diferença láaaaa na frente, ou melhor, pra vida! E autonomia é algo que prezo muito. Desde que Arthur entende-se por gente nós o ensinamos a fazer (tudo o que é possível, claro) sozinho.

É óbvio que ele tem a personalidade dele e MUITAS vezes não obedece mas é aí que julgo necessário os pais “entrarem” e não digo que deva ser com repreensão, acredito ser mais importante agir com o ensinamento.

Isso não quer dizer eu não repreenda, pelo contrário mas, nessa fase em que eles ainda não compreendem muito as coisas, dar o exemplo e ensinar, vale a pena, não acham?

E por isso eu dei esse título ao post: VOCÊ DÁ AUTONOMIA PARA A SUA CRIANÇA?
De nada adianta só reclamar que ele (a) não faz nada, se você não ensina, pede e cobra…
Crianças são muito capazes e por mais que sejam crianças, acredito que bons hábitos não fazem mal algum!

LEAVE A REPLY